• ACESSE - AVA / MOODLE

    Ambiente virtual de aprendizado (AVA) dos cursos do programa de pós-graduação em Filosofia.
    VEJA MAIS
  • Igualdade racial e de gênero

    O PPGF vem adotando políticas afirmativas contra desigualdades através do sistema de reservas de vagas para pessoas autodeclaradas Negras e de vagas supranumerárias para pessoas Indígenas, Quilombolas, com necessidades especiais e autodeclaradas Trans. Es
    VEJA MAIS
  • PsiU

    O PsiU é o programa de saúde mental e bem estar da UFBA. Somos um grupo de psicólogos atuando em modalidade de plantão para acolher as pessoas que queiram encontrar um psi.
    VEJA MAIS
  • CAPES PRINT

    O Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) foi criado pela CAPES, tendo como objetivos: Fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização...
    VEJA MAIS

Infraestrutura e Recursos Disponíveis

O PPGF dispõe de condições plenamente adequadas à pesquisa, à orientação acadêmica, à atividade de grupos de pesquisa e reuniões de trabalho e à docência. O PPGF tem um prédio próprio e sua área foi ampliada, contando 240m2, dividida em salas da coordenação, secretaria, gabinetes para docentes, gabinete para visitantes e salas de aula, sala de videoconferência, sala específica para o estudo e a pesquisa dos alunos. Todo o prédio é mobiliado adequadamente, havendo nas salas computadores conectados à rede UFBA e aparelhos de ar condicionado, dispõe de mobiliário de ambiente acadêmicos e de escritório, bem como outros equipamentos próprios à atividade acadêmica, como 03 aparelhos de projeção de data-show, smart tv, bebedouro, geladeira. As dependências do programa contam com duas redes wi-fi de acesso livre para todos os estudantes.



O PPGF compartilha ainda com a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas dois amplos auditórios modernos e climatizados (um deles com capacidade para 180 pessoas) para realização de grandes conferências e eventos, um Núcleo de Informática, Sala de Videoconferência e salas de aula adicionais. Além de gabinete próprio de trabalho no prédio do PPGF, docentes contam com salas destinadas a grupos de pesquisa.



A Faculdade de Filosofia conecta-se à internet por fibra ótica. A partir de um projeto patrocinado pelo PPGF, todo o Campus da FFCH está coberto por rede Wi-Fi. O Núcleo de Informática da Faculdade dispõe de 50 computadores exclusivamente destinados ao trabalho discente.



A partir de 2018 o PPGF conta com sua própria Sala de Videoconferência que atende até 25 pessoas presencialmente. A sala tem uma Smart TV de 55 polegadas, câmera digital com microfone panorâmico, mesa ampla de 15 lugares, cadeiras, computador e se instalou ar condicionado e cabeamento de internet. Contratou-se com recursos de projeto de um docente a plataforma ZOOM e, com isso, tornou-se possível a realização de bancas, conferências, aulas, reuniões, cursos e entrevistas para processos seletivos.



A Biblioteca da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas tem um acervo total em torno de 120 mil títulos, dos quais é expressivo o número de títulos da área de filosofia, tendo havido recentes investimentos na compra de material bibliográfico, isso não apenas com recursos da UFBA, mas com recursos do CNPq (editais Universal e Ciências Humanas), FAPESB (editais Primeiros Projetos, Infraestrutura e Prodoc) e PRONEX CNPq/FAPESB. O sistema gerenciador do acervo é o Pergamum, com empréstimo informatizado, fazendo a biblioteca parte do COMUT. A coleção de periódicos possui aproximadamente 20.000 exemplares, sendo, porém, nosso mais importante meio de consulta a periódicos o Portal de Periódicos da CAPES. Em 2018 a UFBA comprou o acervo da Biblioteca do Instituto Cultural Brasil-Alemanha (com cerca de 1.100 livros de filosofia alemã).



Com a aprovação de dois projetos CNPq/CT-Infra, a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas foi contemplada com cerca de R$ 10 milhões para a construção de um novo prédio para a biblioteca, bem como de aumento de seu acervo. A realização dessa obra começou no primeiro semestre de 2018, foi interrompida parcialmente em virtude da pandemia da Covid-19 e deve ser concluída em 2022.



Temos, adicionalmente, acordos de cooperação bibliográfica com o Acervo Ubirajara Rebouças (recém-instalado na Universidade Católica de Salvador, com cerca de 5.000 livros especificamente de filosofia), o Centro de Documentação do Pensamento Brasileiro (com cerca de 3.000 livros de filosofia) e ainda com a Biblioteca do Centro de Estudos e Ação Social (CEAS), localizada nas proximidades da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.