• AVALIAÇÃO DA CAPES

    O programa de pós-graduação em Filosofia agora é conceito 6 na avaliação da CAPES
  • ACESSE - AVA / MOODLE

    Ambiente virtual de aprendizado (AVA) dos cursos do programa de pós-graduação em Filosofia.
    VEJA MAIS
  • PsiU

    O PsiU é o programa de saúde mental e bem estar da UFBA. Somos um grupo de psicólogos atuando em modalidade de plantão para acolher as pessoas que queiram encontrar um psi.
    VEJA MAIS

Tópicos de orientação

 

Abel Lassalle Casanave

Orienta projetos de filosofia das ciências formais (lógica e matemática) com especial referência à filosofia da prática matemática.

Acylene Maria Cabral Ferreira

Orienta temas em Filosofia Contemporânea com ênfase nas áreas de fenomenologia e hermenêutica. Dispõe-se a orientar projetos que abordam a relação entre a fenomenologia e/ou a hermenêutica com a arte, verdade, liberdade, ciência, linguagem, amor, crítica à Modernidade, técnica, tecnologia e inteligência artificial.

André Luis Mota Itaparica

Orienta em temas de filosofia moderna e contemporânea, particularmente em sua relação com a filosofia de Friedrich Nietzsche. Tem especial interesse em temas ligados ao naturalismo e à psicologia moral.

Carlota Ibertis

Orienta projetos acerca da concepção do sujeito e da subjetividade na teoria freudiana e no pensamento sensualista francês do século XVIII e seus vínculos com a literatura e a arte.

Daniel Tourinho Peres

Orienta temas de Filosofia Moderna. Kant e Idealismo Alemão. Iluminismo. Historicismo. Filosofia Política e Filosofia Social, Filosofia da História. Teoria Política, Teoria Social e Teoria da História. Teoria Crítica. Ideologia e Crítica da Ideologia.

Flávio Vieira Curvello

Orienta temas em Filosofia Contemporânea, sobretudo na tradição fenomenológica (ênfase em Edmund Husserl), em autores da escola de Brentano (ênfase no próprio Brentano), em hermenêutica (Schleiermacher e Dilthey) e na interlocução Filosofia - Psicologia (ênfase em Psicologia da Percepção e Gestaltismo).

Genildo Ferreira da Silva

Disponibilidade para orientação em Filosofia Política e Social, com ênfase na Filosofia Moderna. O foco principal recai sobre a Ética e a Filosofia Política, especialmente nas teorias contratualistas que fundamentam a noção moderna de legitimidade e organização do Estado. Paralelamente, mantenho um interesse constante pelo pensamento iluminista, compreendido como um marco fundamental na afirmação dos ideais de razão, liberdade, igualdade e educação, cujas repercussões se fazem sentir de modo profundo nas tradições filosófica, jurídica e política contemporâneas.

Giovanni Rolla

Orienta temas sobre filosofia das ciências cognitivas, filosofia da neurociência, filosofia da mente e epistemologia. Assuntos específicos de pesquisa: enativismo, psicologia ecológica, críticas ao cognitivismo clássico e às teorias modulares da mente, críticas ao computacionalismo, emergentismo, problema mente-corpo, autoconhecimento e conhecimento de outras mentes.

Gislene Vale dos Santos

Orienta em temas de filosofia antiga, especialmente Platão e a tradição anterior a Platão – sofística e xs pré-socráticxs. Atualmente, dedica-se à pesquisa acerca da invisibilidade das mulheres na filosofia antiga a partir de dois eixos: 1. a presença das mulheres em obra de filósofos e 2. a composição filosófica feminina. Tem destacado interesse nas reflexões que buscam descolonizar a interpretação do pensamento antigo a partir das temáticas de gênero (Mary Ellen Waithe) e raça (Muniz Sodré).

Henrique Antunes Almeida

Orienta em temas de lógica matemática, em particular, lógicas não clássicas - especialmente, lógicas livres, paracompletas e paraconsistentes.
Orienta em temas de ontologia, especialmente, ontologia analítica, ontologia da matemática e teorias neo-meinonguianas.

Jarlee Oliveira Silva Salviano

Orienta em temas de Ética, Teoria do Conhecimento e Metafísica, na filosofia kantiana e pós-kantiana (Schopenhauer e Nietzsche).

João Carlos Salles Pires da Silva

Orienta projetos no campo da epistemologia e da filosofia da linguagem, em filósofos modernos e contemporâneos. No âmbito da filosofia moderna, interessa-se especialmente pelo empirismo clássico. Na filosofia contemporânea, orienta trabalhos relacionados diretamente à obra de Wittgenstein, bem como à de seus interlocutores mais diretos. Dispõe-se também a orientar temas relativos à epistemologia das virtudes de Ernest Sosa, à hinge epistemology e à temática dos desacordos profundos. Enfim, tem interesse na oposição entre racionalismo e irracionalismo, enquanto associada às relações entre ciência e democracia.

Juliana Ortegosa Aggio

Orienta em temas de raça, gênero, sexualidade, classe, feminismos e suas imbricações pensadas do ponto de vista filosófico.

Kleverton Bacelar Santana

Orienta principalmente temas relacionados às obras de Schopenhauer, Nietzsche e Foucault. Na filosofia do direito, temas relacionados à obra de Hans Kelsen. Na história da filosofia da educação, apenas sobre as principais obras dos filósofos modernos e contemporâneos.

Leonardo Jorge da Hora Pereira

Orienta em temas de ética, filosofia social e política, especialmente teoria crítica, teoria democrática, teorias da justiça e críticas da modernidade. Nos últimos anos, tem orientado pesquisas que se dedicam ao estudo de autores como Hegel, Marx, Habermas, Lefort, Castoriadis, Arendt, Fanon, Althusser, Honneth, Nancy Fraser, Angela Davis e Achille Mbembe. Mais recentemente, tem se interessado também por filosofia latino-americana, em especial os pensamentos de Enrique Dussel, Ruy Fausto e outras formas de abordagem da teoria crítica na América Latina. Atualmente desenvolve pesquisa sobre o destino da perspectiva universalista no campo da teoria crítica à luz das críticas pós- e decoloniais.

Malcom Guimarães Rodrigues

Orienta em temas da história da sexualidade, do neoliberalismo e da governamentalidade. Orienta em temas da subjetividade, da arqueologia e da genealogia, em Foucault e seus leitores críticos, como Mbembe e Butler. Orienta em temas da ética e da política em autores franceses contemporâneos, como Foucault, Sartre e Fanon (Martinica). Orienta em temas de filosofia da psicanálise, especialmente, em aproximações entre Lacan e a filosofia. Orienta em temas existenciais, em autores como Sartre, Heidegger e Camus.

Marco Aurélio Oliveira da Silva

Orienta em temas de filosofia medieval, especialmente teoria do conhecimento e metafísica, em autores da tradição aristotélica como Alberto Magno, Tomás de Aquino, Roger Bacon e Roberto Kilwardby. Tem especial interesse pela filosofia da ciência e da matemática no período medieval, influenciada pela recepção dos Segundos Analíticos de Aristóteles.

Mariana de Almeida Campos

Orienta temas de história da filosofia moderna, especialmente nas áreas de metafísica e teoria do conhecimento, Descartes e Espinosa.

Olival Freire Júnior

Orienta em temas de filosofia da física moderna, entendendo por isso problemas filosóficos postos pela teoria da relatividade e pela mecânica quântica. Privilegia abordagens que combinem análise filosófica com recursos à história das ciências. Orienta também estudos sobre relações entre marxismo e ciências da natureza.

Pedro Augusto da Costa Franceschini

Orienta em geral temas relacionados à estética e à filosofia da arte dos séculos XVIII e XIX, com pesquisa focada nos autores alemães do período e na relação com a literatura da época de Goethe. Pesquisa também temáticas mais amplas da filosofia moderna a isso relacionadas, como a crítica da razão, o problema do sistema, filosofia da história, mitologia, crítica da modernidade, etc. em especial em Kant e autores do romantismo e do idealismo. Por fim, interessa-se pelos desdobramentos e deslocamentos contemporâneos dessas questões, em autores como Lukács, Benjamin, Heidegger, Adorno, Deleuze, Lyotard e Rancière.

Rafael Lopes Azize

Orienta em estética e filosofia da arte contemporânea, especialmente nos seus tópicos seguintes: identificação, ontologia e propriedades; expressão e subjetividade; juízo e experiência estética; modernidade, autonomia e instrumentalismo; significado, interpretação e pragmática; ficção, cognição e narrativa; filosofia da crítica. Entre os autores de interesse para o tratamento dos referidos tópicos estão Stanley Cavell, Arthur Danto, John Dewey, Kendall Walton, Richard Wollheim, John Austin, e o Wittgenstein tardio.

Roberta Magalhães Miquelanti

Orienta trabalhos em filosofia medieval, com ênfase em temas ligados à lógica, à filosofia da linguagem e à filosofia da natureza.

Rosa Gabriella de Castro Gonçalves

Orienta temas de estética moderna e contemporânea, especialmente Kant, Schopenhauer e Danto, bem como teorias da arte do século XX e crítica de arte.

Silvia Faustino de Assis Saes

Orienta temas de estética, filosofia da linguagem, poéticas, retóricas e filosofia do cinema. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre percepção estética na filosofia da linguagem de Wittgenstein e a teoria do cinema de Pier Paolo Pasolini.

Vinícius dos Santos

Orienta autores e autoras nas áreas do existencialismo e do marxismo, em particular em temas como subjetividade, alienação e a experiência social contemporânea. No primeiro caso, destacam-se nomes da tradição francesa (Sartre, Beauvoir, Fanon, Camus, Merleau-Ponty), e no segundo, além de Marx, filósofos e filósofas da Teoria Crítica e seus desdobramentos no campo do marxismo.

Wagner Teles de Oliveira

Orienta no âmbito da filosofia da linguagem, da epistemologia e da filosofia da ciência, com especial ênfase no pensamento contemporâneo e mais especificamente no pensamento de Wittgenstein, no seu contexto teórico imediato e, eventualmente, em obras filosóficas desenvolvidas a partir de seu pensamento. Além disso, orienta pesquisas no domínio da epistemologia jurídica e teorias do direito baseadas em filosofia da linguagem.

Waldomiro José da Silva Filho

Orienta temas de ceticismo e neopirronismo (clássico e contemporâneo, especialmente Sexto Empírico, Michel de Montaigne, David Hume, Barry Stroud, Robert Fogelin e Oswaldo Porchat) e epistemologia contemporânea, notadamente Epistemologia Social e Epistemologia das Virtudes (problemas em torno de "testemunho", "desacordos epistêmicos" "epistemologia da democracia"). Atualmente desenvolve pesquisa no campo da Epistemologia da Conversação.

 

Português, Brasil